Por que é importante realizar o Ultrassom das mamas?

A ultrassonografia é um exame importante na avaliação mamária, apresentando indicações específicas. É utilizada principalmente para caracterizar alterações palpáveis ou detectadas à mamografia, bem como para o rastreamento complementar à mamografia no grupo de mulheres com mamas densas.

É preciso salientar que a ultrassonografia mamária é complementar à mamografia e seu objetivo não é de substituí-la.

Para entender melhor, sempre consulte um ginecologista, o qual saberá da necessidade de solicitar que você realize esse exame. E, se o médico ginecologista pedir um Ultrassom das Mamas, você já sabe que aqui na Embryus, toda mulher tem atendimento especial, com espaço exclusivo, totalmente dedicado a elas.

É muito importante que este exame seja realizado por um profissional que se dedica ao estudo das mamas. O exame ultrassonográfico não substitui a mamografia, mas também é muito importante na detecção de alterações mamárias variadas. Nódulos, cistos, secreções nos mamilos, espessamento do tecido mamário, entre outras alterações, são visíveis pelo exame.

Como é realizada a ultrassonografia das mamas?

A ultrassonografia da mama é semelhante à realizada na região do abdome ou mesmo obstétrico, que são exames mais conhecidos. O aparelho utilizado é o mesmo, com a diferença do transdutor ter a superfície reta. O procedimento é realizado com a mulher deitada com a barriga para cima e com os braços atrás da cabeça, sendo somente necessário virar-se de lado em casos de mamas volumosas.

O médico responsável pelo procedimento aplicará o gel na região a ser analisada (gel morno) e iniciará o exame pressionando levemente o aparelho.

Você pode realizar esse exame aqui na Embryus, com a Dra. Fabiana Ceolin
(CRM PR 26251 – RQE 16117), médica radiologista, especialista em ultrassonografia e mamografia.

× Como podemos te ajudar?