Ultrassom da tireoide

A tireoide é uma das glândulas mais importantes para o funcionamento do metabolismo corporal de forma equilibrada e harmônica
O ultrassom da tireoide, assim como as outras ultrassonografias não exige preparo, é simples e indolor. Para a sua realização, o paciente se deita na maca e o responsável pelo procedimento desliza o transdutor pelo pescoço com a ajuda de um gel. Além disso, também não há efeitos colaterais após a realização do exame.


Indicações do exame

Antes de qualquer coisa, é preciso contar com acompanhamento médico responsável.

Importante levar em consideração a idade e o sexo do paciente na avaliação, pois as doenças resultantes do mau funcionamento da tireoide são mais comuns em mulheres acima dos 40 anos. Por isso, é indicado que esse público faça o controle com um endocrinologista regularmente.

A ultrassonografia da tireoide é realizada, geralmente, quando há um crescimento anormal da glândula. É indicada a pacientes que já tenham histórico de variação ou doença hormonal como hipotireoidismo e hipertireoidismo, casos de câncer de tireoide na família ou que possuam nódulos palpáveis e visíveis, detectados à palpação.

Há também diversos sintomas que podem indicar variações no funcionamento da glândula.

× Como podemos te ajudar?