A PREMATURIDADE E O COLO UTERINO… O QUE DEVO SABER A RESPEITO?
O colo uterino é a parte inferior e mais estreita do útero, que faz a ligação entre o canal vaginal e os órgãos internos do sistema reprodutor feminino.
Com aproximadamente 3 centímetros de comprimento, o colo do útero funciona como uma barreira de proteção para que agentes infecciosos não cheguem ao útero.
É através de sua minúscula abertura que a menstruação é liberada todos os meses – e é essa mesma abertura que se dilata até 10 centímetros para permitir o parto vaginal.
Qual a importância da medida do colo uterino?
- A medida do colo do útero nos informa se a gestante tem um risco aumentado de ter um parto prematuro espontâneo.
- Quanto menor for o comprimento do colo, maior o risco de um parto prematuro.
Qual a utilidade desta informação?
- Caso a gestante tenha um colo uterino menor que o desejado e consequentemente seja classificada no grupo de alto risco, é possível fazer uma PREVENÇÃO, seja com o uso de progesterona ou através da cerclagem (sutura do colo), reduzindo a chance de um parto prematuro.
Quais gestantes devem realizar a medida do colo uterino?
- TODAS AS GESTANTES.
- O principal fator de risco para parto prematuro espontâneo é a existência de um ou mais partos prematuros prévios. E somente 10% das gestantes tem essa história.
- Então se preconiza que todas as gestantes façam o exame.
Quando se deve medir o colo uterino?
- Entre 20 e 24 semanas, juntamente com o ultrassom morfológico do 2º trimestre.
- SEMPRE por via endovaginal.
As informações acima são de caráter estritamente informativo e não devem ser utilizadas para autodiagnóstico ou automedicação. Qualquer alteração no curso normal da gestação deve ser comunicada ao médico assistente.
Deixe uma resposta
Want to join the discussion?Feel free to contribute!